12 JUL 2023
REGIONAL INDUSTRIAL
REGIONAL VARGEM DAS FLORES
TRABALHO E RENDA
Prefeitura empossa as novas comissões paritárias das feiras do Eldorado, Amazonas e Nova Contagem
Ação fortalece o diálogo e a construção de soluções de questões relativas aos espaços e seus expositores

Os feirantes em Contagem vivem um novo momento, com o diálogo permanente mantido com a administração municipal, por meio do qual debatem soluções para os desafios encontrados nas feiras, importantes espaços de encontro, comércio e que também revelam a cultura da cidade. Nessa terça-feira (12/7), as comissões paritárias - que representam os feirantes - das feiras do Amazonas, Nova Contagem e Eldorado foram empossadas, com a entrega dos certificados, na Tenda Encontro, na sede da Prefeitura.

As três feiras são regulamentadas pelo decreto 322, de 14 de dezembro de 2017, e possuem gestão compartilhada. Cada comissão é composta por 14 integrantes sendo, sete representantes dos feirantes e seus respectivos suplentes, e sete  representantes do governo. As eleições para as comissões paritárias aconteceram no mês de junho último.

Durante a cerimônia, a prefeita Marília Campos falou da importância da comissão paritária como instrumento de diálogo e entendimento, uma vez que há sempre muitos desafios a serem vencidos.

“Hoje, ter uma comissão paritária em cada feira é apostar na construção do consenso. A comissão deve pensar em propostas para resolver as questões de cada feira. Por isso digo a vocês que fortaleçam a comissão paritária. Vocês precisam costurar os interesses entre vocês para que possam, em consenso, reivindicar à Prefeitura o que querem para as melhorias nas feiras”.

A prefeita ainda reafirmou o comprometimento do governo com esses espaços de encontro na cidade.  “Temos o compromisso de fortalecer as feiras, tanto as licitadas (Eldorado, Amazonas e Nova Contagem), como a feira de Economia Solidária, que não é fixa, pois além do aspecto cultural, elas têm a questão econômica, pois geram renda para nossa população”.

O administrador da Regional Eldorado, José Carlos Menezes, ressaltou o processo para a eleição das comissões paritárias jamais visto na cidade. “Nós levamos as urnas para dentro das feiras. Ampliamos a divulgação. Não existe feira se não houver o envolvimento dos expositores. As feiras têm o papel da representatividade e da corresponsabilidade”.

Reeleita para mais um mandato na Comissão Paritária da Feira do Bairro Amazonas (FAB), Eva Luiz da Silva, 57, expõe seus produtos no local há 24 anos e está feliz com o momento atual das feiras fixas na cidade. “Hoje eu dou nota 10  para a gestão. Nós, enquanto expositores, comissão paritária, temos encontrado nesta gestão um canal aberto para reivindicar  junto à administração regional, que está sempre pronta para o diálogo, nos atendendo prontamente no que precisamos. Espero que sejam mais dois anos de muito trabalho e melhorias para todos nós”.

Expositor há oito anos na feira de Nova Contagem, Edson de Souza Fernandes, 74, também foi reeleito para mais um mandato. “Eu tenho achado excepcional  a abertura e a valorização  que a gestão atual dá ao feirante, no que diz respeito a atenção, a resolver  as questões de ordem mais simples e nos  permitir pensar e propor soluções para as questões mais complexas”.

Atualmente, a FAB possui 348 barracas, com  780 expositores; a do Eldorado tem cerca de 580 expositores, e a de Nova Contagem são 104 feirantes cadastrados. Elas têm perfis semelhantes, comercializando produtos artesanais, bijuterias, couro, vestuário, decoração,  hortifrutigranjeiros, comidas e bebidas.

Diálogo por meio da descentralização

A prefeita Marília Campos ainda falou sobre o investimento da Prefeitura na descentralização como um dos instrumentos para aproximar mais o poder Executivo dos cidadãos.

“Temos investido na descentralização da Prefeitura para que ela fique mais próxima do cidadão, cidadã, e nesse caminho as administrações regionais foram fortalecidas.  Se antes não tinham  o papel real de acolher, discutir, propor e organizar, no meu governo passaram a ter. É por esse ‘braço’ da Prefeitura no território que vamos  saber o que é preciso fazer”.

Marília ainda lembrou que os conselheiros e conselheiras carregam a representatividade do território. “Temos trabalhado muito no fortalecimento da organização popular, para que a cidade se aproprie da cidade. Os conselheiros ajudam a definir as prioridades em cada região. Estamos com uma nova gestão de conselheiros e conselheiras para dar continuidade e fortalecer o trabalho desenvolvido até aqui”. A posse dos novos conselheiros regionais está marcada para o dia 4 de agosto, na Tenda Encontro.

Clique aqui e acesse a galeria de fotos. Fotógrafo: Ricardo Lima/PMC

Autor: Jefferson Lorentz / Edição e revisão: Ana Paula Figueiredo